25 outubro 2013

Outubro Rosa

|


Todos juntos com um mesmo proposito , A prevenção do câncer de mama 


Oii meninas vamos falar de um assunto super importante que precisamos todas(o) juntas nessa luta , o nome remete à cor do laço rosa que simboliza , mundialmente a lutra contra o câncer de mama e estuma a participação de toda a população ,empresas e entidades. Ele começou no Estados Unidos .A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade. Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche…A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros, entre outros, surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.

Previna-se 

Evitar a obesidade, através de dieta equilibrada e prática regular de exercícios físicos, é uma recomendação básica para prevenir o câncer de mama, já que o excesso de peso aumenta o risco de desenvolver a doença. A ingestão de álcool, mesmo em quantidade moderada, é contra-indicada, pois é fator de risco para esse tipo de tumor, assim como a exposição a radiações ionizantes em idade inferior aos 35 anos.

Ainda não há certeza da associação do uso de pílulas anticoncepcionais com o aumento do risco para o câncer de mama. Podem estar mais predispostas a ter a doença mulheres que usaram contraceptivos orais de dosagens elevadas de estrogênio, que fizeram uso da medicação por longo período e as que usaram anticoncepcional em idade precoce, antes da primeira gravidez.

A prevenção primária dessa neoplasia ainda não é totalmente possível devido à variação dos fatores de risco e as características genéticas que estão envolvidas na sua etiologia.

Então meninas, jovens , mulheres e idosas , vamos nos cuidar pois a nossa vida vale muito , melhor prevenir do que remediar, estão juntos nessa luta. 

Fonte 

8 comentários:

  1. é muito bom a gente ter conhecimento sobre isso e manter sempre a prevenção, minha manicure agora no mes de outubro fez todas as unhas das clientes de rosa! hahahahah amei o incentivo dela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada um apoia como pode , eu faço esse post , ela pinta unha de rosas outras gravam videos mais juntas , promovemos a revolução..

      Excluir
  2. É ótimo ter conhecimento e adorei isso de Outubro Rosa, vai ajudar bastante!

    http://taisoliveirablog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade unidas , movemos o mundo , juntas podemos vencer volte sempre .

      Excluir
  3. É sempre muito bom se prevenir, já que câncer é uma coisa muito séria!
    Vou pintar minhas unhas de rosa essa semana! Amei o post, beijão.

    www.thefashionmagic.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza juntas pela prevenção. bjs linda

      Excluir
  4. Eu achei linda essa campanha :)

    ResponderExcluir

T